A Inove – Centro de Cuidados Médicos conta com profissionais especialistas na área de Clínica Médica e pode contribuir para a sua saúde e de seus familiares. A especialidade é ideal para um pré-diagnóstico, principalmente, quando sintomas estranhos aparecem ou até mesmo para um check-up anual. Quem atua dentro da especialidade é o chamado Clínico Geral, também conhecido como generalista. Considerada uma das áreas bases para a medicina, a Clínica Médica é a especialidade que visa o diagnóstico e tratamento de todas as patologias no geral. Por ser um profissional de saúde de atendimento primário, o Clínico Geral deve ser o primeiro a ser procurado.

- A residência em Clínica Médica é o período de estudos para se tornar um clínico geral, também conhecido como médico clínico ou médico internista.
- “Nós não vemos somente a queixa que a pessoa traz, mas o que está por trás dela e o que a gente pode fazer.
- Ele tem o compromisso de receber os pacientes no consultórios e hospitais, assim como fazer atendimentos de urgência, ouvir queixas, examinar e fazer o diagnóstico.
- Acompanhando os exames frequentemente, o clínico geral conhece o histórico do paciente, podendo identificar inclusive questões hereditárias.
“Dor no peito, asma e diabetes, por exemplo, são condições tranquilamente conduzidas pelo clínico. A gente tem uma relação muito boa com outros especialistas, mas, na maioria das vezes, não precisamos encaminhar. Falei, ainda, sobre as principais competências, doenças tratadas e soluções para qualificar o diagnóstico e atendimento ao paciente. No entanto, o médico clínico costuma focar mais na anamnese e na avaliação física do doente, a fim de identificar o problema a partir da percepção do indivíduo.
Novos Conhecimentos Da Medicina Ligados À Covid-19

Assinantes SiM Mais tem desconto, faça sua assinatura e garante o menor preço nas suas consultas e exames feitos nas unidades em Salvador. Para oferecer uma solução completa de diagnóstico, o Grupo Leforte é parceiro do Laboratório Delboni para exames de análises clínicas e do Laboratório Salomão Zoppi para exames de análises patológicas. Sendo assim, seja por sentir algum sintoma que você desconhece a origem, como uma febre, náusea e vômito, por exemplo, ou para um check-up geral, é importante procurar o Clínico Geral. É importante destacar que nem sempre a Clínico Geral é lembrado antes de consultas mais específicas, o que pode dificultar um diagnóstico mais rápido.
Como O Diagnóstico É Realizado Na Clínica Médica?
Vânia, as bases da clínica médica são a análise da história clínica do paciente e o exame físico minucioso. Como dissemos no começo deste texto, de certa forma, o médico especialista em clínica médica é o primeiro contato que deveríamos ter antes de buscarmos ajuda de algum especialista. Considerando que algumas doenças são assintomáticas, ou seja, não apresentam sintomas até que o quadro seja mais grave, o check up de rotina pode ser o único meio para identificá-las e dar início ao seu tratamento. Além de realizar o atendimento básico inicial, ele também é responsável pela prescrição de exames, tratamentos e pelo encaminhamento dos pacientes para outros profissionais quando for necessário se aprofundar mais no caso em questão.
saiba aqui essas partículas estranhas entram em contato com alguma superfície do corpo, como a pele, o organismo reage liberando substâncias que desencadeiam a reação alérgica, que causa dor, vermelhidão, coceira e inchaço. Assim como a hipertensão, a diabetes não costuma demonstrar sinais claros inicialmente e precisa ser identificada através de consultas de rotina. O clínico geral pode solicitar a execução de exames de colesterol, glicemia, aferição da pressão arterial, entre outros, visando analisar como está a saúde de todo o corpo e evitar o surgimento de irregularidades. Portanto, ao preencher o formulário para se candidatar ao processo seletivo, o titular de dados autoriza a Neuromaster a realizar o tratamento dos dados pessoais fornecidos, consistente na coleta, armazenamento e posterior eliminação dos dados. O termo “clínico geral” é erroneamente e popularmente utilizado para designar o médico sem especialização.