Agora que você já conhece a especialidade de clínica médica e está pensando em abrir um consultório, lembre-se de contar com ferramentas para fazer a gestão de sua empresa. Em primeiro lugar, é preciso diferenciar o médico generalista do clínico geral. O primeiro é o profissional que fez a graduação em Medicina que geralmente dura seis anos.
- Por exemplo, segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil tem a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade.
- O exame físico também é realizado e é de muita importância para a constatação da saúde física do paciente.
- Todavia, ao contrário do que se pode pensar, ele não resolve apenas problemas simples.
- Os recursos para investigação do problema já não são tão abrangentes, impactando diretamente na qualidade do tratamento oferecido.
- Um autodiagnóstico equivocado pode contribuir para o agravamento da doença e gerar novas complicações para a sua saúde.
Na maioria dos países a mesma área é denominada Medicina Interna e os especialistas chamados de internistas, internistas gerais, doctors of internal medicine. Em resumo, o clínico médico é o profissional com especialização em clínica médica, já o generalista, tem apenas o diploma em medicina. Mas na verdade clínica médica é uma especialidade com formação específica por residência ou pós-graduação. O clínico geral é o médico que possui conhecimentos de todas as áreas e especialidades da medicina para fazer o atendimento à saúde do paciente de forma global. Como o clínico geral possui um amplo conhecimento sobre o corpo humano, ele pode atuar em todas as situações em que o paciente sente algum tipo de dor ou desconforto que não justifiquem uma internação hospitalar. O clínico geral é o médico que faz o atendimento à saúde do paciente como um todo.
Clínica Geral Em Salvador


Ao verificar periodicamente os resultados de exames ou o aparecimento de sintomas, ele conseguirá identificar mais facilmente a origem do problema. Por estarem sempre perto do paciente, estes profissionais podem até diagnosticar doenças com antecedência, e já partir para um tratamento mais focado. Isso não significa que esse tipo de profissional também não possa fazer um acompanhamento mais completo. rinoplastia e harmonizacao vezes, ele é o mais procurado para tratar alguns problemas de saúde, como diabetes, hipertensão e gastrite.
Dúvidas Frequentes
Dentre suas atribuições, o profissional poderá solicitar exames, fazer diagnósticos, tirar dúvidas e orientar pacientes em situações que requerem mais atenção. O clínico geral tem um conhecimento aprofundado sobre o corpo humano, podendo atuar em diferentes tipos de diagnósticos. Além disso, ele está apto para solicitar exames, prescrever medicamentos, fazer diagnósticos e até realizar cirurgias. Realizar exames específicos da sua área de atuação, encaminhando pacientes a profissionais de outras especialidades, quando apropriado, mantendo contato frequente com outros especialistas que sejam necessários no tratamento de determinadas doenças. O clínico geral é um médico muito completo que pode auxiliar em inúmeros casos. Além disso, o Clínico Geral também encaminha os pacientes para outros médicos se for necessário um tratamento urgente ou especializado.
Quais Doenças A Clínica Médica Trata
Trata-se de uma das áreas base da medicina que engloba diversos outros ramos de atuação. O clínico médico pode contribuir com o diagnóstico de diversas condições de saúde e, especialmente, em consultas que visam um check-up preventivo ou a indicação de vacinas. Ah, e é sempre bom ressaltar que ao procurar por um especialista sem a prévia orientação de um clínico antes, o paciente pode passar por uma série de consultas desnecessárias e demorar mais a receber diagnóstico e tratamento. Desta forma, eles são mais aptos a entender os sintomas do paciente de uma forma geral e identificar mais prontamente um diagnóstico, tratamento ou indicação para um médico especialista. Este fator também os torna médicos ideais para atuar na linha de frente de pronto-socorros, por conta das variadas e urgentes demandas que este recebe. Vale lembrar que, para se tornar um clínico geral é preciso fazer a prova de residência em Clínica Médica ou a pós-graduação em medicina interna.